Virginia Figueiredo

With a network of Artist Centres and Ateliers around the world, Yamaha works with leading players to support their performances and develop instrument designs and new ideas for the benefit of all musicians. Yamaha Artists share with us a passion for inspiring the next generation of players, and a belief that everybody should be encouraged to nurture their talent, connect with others and tell their stories through music.

Elogiada pela “The Clarinet Magazine” pela sua musicalidade intensa ... e pelas interpretações arrebatadoras, a clarinetista Franco-Luso-Americana Virgínia Figueiredo é atualmente professora de clarinete na California State University, Dominguez Hills, em Moorpark College, Pierce College, e Cerritos College, em Los Angeles.

Academicamente, Virgínia Figueiredo estudou na ESML em Portugal, onde trabalhou com os clarinetistas Carlos Alves e Manuel Jerónimo, e posteriormente continuou os seus estudos de Mestrado na CSUF, na Califórnia, como bolseira da Gulbenkian, e mais tarde na University of California, Los Angeles, onde recebeu o doutoramento em clarinete Performance. Dentre outros, Virgínia estudou com os clarinetistas Nuno Silva, Hakan Rosengren, Gary Gray, e Burt Hara, 1º clarinete da LAPhil. Virgínia Figueiredo foi a primeira portuguesa a receber o grau de doutoramento em clarinete performance.

Apresentou-se como solista em Portugal, nos EUA, no Brasil e na Venezuela, já teve a oportunidade de participar em tournées pela Europa, Turquia, USA, Rússia e Taiwan com os Divan Consort e outros grupos. O CD Refuge que gravou com o grupo Divan Consort ganhou o 1º prémio dos Global Music Awards (GMA Gold Medal) e em 2014 lançou o seu primeiro CD solo Seule (Silver Medal GMA), com obras de compositores Americanos e Portugueses. Em 2019 lançou o seu último álbum, chamado Intuicion, com o Luso-American Duo, agraciado também com a Silver Medal dos GMA.

Para além de performances com vários, Virgínia Figueiredo e igualmente convidada regularmente a fazer masterclasses de clarinete na área de Los Angeles e a participar em projetos de gravações de bandas sonoras para filmes, tendo já participado em algumas curtas metragens, gravações para programas de TV, e documentários. Gravou para a banda sonora do filme Minari candidato ao Óscar de melhor banda sonora de 2021.

Prodotti correlati

Artisti

to page top

Select Your Location